Notícia
O aumento no número de casos e mortes por Covid-19 fez com que o governo do estado de São Paulo anunciasse, nesta sexta-feira (22), mais restrições no Plano São Paulo. A partir de segunda-feira (25), todas as regiões estão na fase vermelha, a mais restritiva, ao fins de semana e das 20h às 6h nos dias úteis, quando só poderão funcionar serviços essenciais.
Nos demais horários, o governador João Doria Jr. regrediu a região da Grande São Paulo, que inclui a capital paulista, para a fase laranja, a segunda com mais restrições, mas colocou outras seis na fase vermelha (confira no mapa).
Alta na Covid
Segundo dados da Secretaria da Saúde, houve aumento de 37% (196 mil) no número de novos casos de Covid-19 nos primeiros 20 dias de janeiro e 34% (3.935) mais óbitos em relação ao mesmo período de dezembro (respectivamente, 142.447 novos casos e 2.934 óbitos).
Em todo o estado, já ocorreram pouco mais de 1,6 milhão de casos da doença e 50,6 mil mortes desde o início da pandemia, em março de 2020.
As taxas de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s) saltaram de 61,8% para 70% no período.
Os números são reflexo das festas de fim de ano, que provocaram muitas aglomerações.
Mais restrições
Por isso, o governador João Doria Jr. anunciou hoje mais restrições. Todas as regiões dividem-se entre as fases vermelha e laranja do plano de flexibilização econômica.
Os serviços essenciais autorizados a funcionar são padarias, mercados, farmácias e postos de combustíveis, por exemplo. Bares, restaurantes e demais estabelecimentos comerciais estão proibidos de abrir das 20h às 6h nos dias úteis e devem permanecer fechados aos fins de semana.
A medida valerá nos fins de semana de 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro.
Aniversário de SP
A cidade de São Paulo, que comemora 467 anos na próxima segunda-feira (25), passará o feriado municipal na fase vermelha também.
Volta às aulas
Escolas municipais e particulares devem retornar às aulas em 1º de fevereiro. Já as estaduais, retornam no dia 8 do mesmo mês.