Notícia
O número de óbitos de profissionais de saúde por Covid-19 chegou a 47 em janeiro, no país, segundo informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O número representa as mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que voltou a crescer no primeiro mês de 2021.
Conforme informações publicadas na coluna da jornalista Mônica Bergamo, na “Folha de S.Paulo”, com base em dados do Cofen, o total de óbitos causados pela doença vinha decrescendo desde julho de 2020, mês em que o órgão registrou 75 mortes. Em novembro, foram registrados sete óbitos e outros nove em dezembro.
Alta
Os dados mostram que os profissionais de saúde também foram vítimas do aumento de casos registrado no país no começo do ano, como saldo negativo das festas de fim de ano, onde ocorreram muitas aglomerações.
Do início da pandemia, em março de 2020, até o momento, o Cofen registrou 564 mortes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por Covid-19.
São Paulo é o estado com o maior número de mortos (87), seguido por Rio de Janeiro (59) e Amazonas (44).
Demanda
O coordenador do comitê de crise da Covid-19 do Cofen, Walkirio Costa de Almeida, disse à colunista que, apesar de as equipes de saúde estarem mais preparadas agora do que no início, e de não faltarem mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como chegou a ocorrer no começo, “isso não é suficiente quando as instituições passam a receber uma demanda grande de pessoas ao mesmo tempo”.
Com informações da Folha de S.Paulo.