Falta infraestrutura para atendimento de Covid-19, dizem médicos
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/02/2021

Um levantamento realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) apontou cerca de 25 mil inconformidades na infraestrutura para atender casos de Covid-19, tanto na rede pública quanto na privada. O órgão recebeu 2.608 denúncias de médicos de todo o país.

Aproximadamente 32% das falhas apontadas estão relacionadas à falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), principalmente a falta de máscaras N95 (ou equivalente), além de material de higiene, como álcool gel, papel toalha e sabonete líquido.

Falta de pessoal

A escassez, no entanto, não está somente em equipamentos. A falta de pessoal também foi apontada como um grande problema para 42% dos entrevistados.

Do total de participantes, 1.227 deles pontuaram a falta de enfermeiros. Outros 746 destacaram a ineficiência no número de médicos e 423 destacaram a carência nas equipes de apoio (limpeza e cozinha).

Hospitais

A maioria das denúncias relatou problemas em hospitais (1.092), serviços de atenção primária (911) ou pronto-atendimento (500).

Do total de participantes de 635 municípios brasileiros, a maioria (85%) apontou falhas em unidades que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS), 10% eram privados, 3% eram filantrópicos e 2% não identificaram a natureza do serviço.

Com informações do site do Conselho Federal de Medicina (CFM).