Sobre o ato a favor do Hospital Infantil Darcy Vargas
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/02/2021

Recentemente, a deputada estadual Janaina Paschoal usou a tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para comentar o caso do Hospital Infantil Darcy Vargas. Ela disse que, após verificar a notícia veiculada por um sindicato de trabalhadores da saúde, a respeito da venda do terreno onde hoje está localizada a unidade hospitalar, foi conversar com o governador João Doria Jr., juntamente com outros deputados, para obter mais informações.

Sem dizer explicitamente o nome do SindSaúde-SP, a deputada mencionava o fato de o Sindicato ter noticiado que, graças à mobilização de trabalhadoras, trabalhadores, usuários, familiares, políticos e a comunidade local, a direção do Darcy Vargas havia desistido de vender o terreno e retirar o hospital da região do Morumbi.

A desistência foi informada pelo diretor do hospital Dr. Sérgio Antônio Bastos Sarrubo, que foi convidado a participar da reunião do pleno do Conselho Estadual de Saúde no último dia 3 de fevereiro.

Compromisso

O assunto foi pautado na reunião do conselho pelo diretor do SindSaúde-SP e conselheiro Benedito Augusto, o Benão. Também participaram da reunião virtual a secretária geral do Sindicato, Célia Regina Costa, e o diretor da Região Oeste II, Rinaldo de Novaes Gomes.

Em frente a todos os presentes, o diretor do Darcy Vargas disse que havia mesmo a intenção de vender o terreno para uma construtora, mas não houve avanço nas negociações. Por isso, ele garantiu que o hospital continuará no mesmo lugar, que “tudo permanece como está”.

Ato

No dia seguinte à reunião, dirigentes do SindSaúde-SP, moradores próximos do Darcy Vargas, ex-pacientes, mães de pacientes, trabalhadores(as), os vereadores Juliana Cardoso e Celso Giannazi e os deputados estaduais Professora Bebel e Carlos Giannazi estiveram em frente ao Darcy Vargas realizando um ato que foi, inclusive, retransmitido para os Estados Unidos.

Na manifestação, a direção do SindSaúde-SP informou o que havia ocorrido na reunião do Conselho Estadual de Saúde, comunicando a fala do diretor do hospital.

Não foi isso, no entanto, que Janaina Paschoal teria ouvido do governador Doria.

Terreno será vendido, sim

Na tribuna, Janaina disse ter questionado o governador João Doria a respeito da venda do terreno e, segundo ela, ele teria dito que a operação está mesmo no radar do governo do estado.

A venda de terrenos e patrimônio do governo do estado está contemplada na Lei 17.293/20 (antigo Projeto de Lei 529), que extinguiu, por exemplo, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Comunicação truncada

Se o que disse a deputada Janaina Paschoal é verdade, a culpa não é do SindSaúde-SP.

O Sindicato apenas retransmitiu no ato o que foi dito pelo diretor do hospital. Se a fala do diretor não tem peso algum, então, só podemos concluir que, ou ele mentiu, ou foi ele mesmo enganado, ou agiu de má-fé ao dar uma garantia que ele mesmo não tinha.

O SindSaúde-SP é uma respeitada entidade de defesa dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública do estado de São Paulo. A história do Sindicato foi construída sobre bases muito sólidas.

No caso do Darcy Vargas, o SindSaúde-SP apenas cumpriu o seu papel de lutar para garantir a manutenção desse que é um hospital de referência no tratamento de câncer infantil e um patrimônio da população de São Paulo.

Portanto, se alguém mentiu ou agiu de má-fé, não foi o SindSaúde-SP. Mas o Sindicato reafirma aqui o seu compromisso de continuar lutando pelo Darcy Vargas.