Notícia
O governo do estado e a Prefeitura de São Paulo suspenderam o ponto facultativo de Carnaval como medida de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Embora tenha começado a vacinação no estado, os números de casos e óbitos pela doença continuam altos.
A prefeitura cancelou o Carnaval. Desfiles de escolas de samba e blocos de rua estão proibidos. Nas repartições públicas municipais e estaduais, não haverá ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Fase amarela
A capital paulista e a maioria das regiões do estado de São Paulo estão na Fase Amarela do Plano São Paulo, que é a terceira, numa escala de 1 a 5.
Sendo assim, os estabelecimentos comerciais precisam respeitar os limites de horário. Lojas, shoppings e restaurantes não podem ficar abertos após as 22h. Já os bares devem encerrar o atendimento até as 10h e ter 40% de ocupação.
Vacinação
A capital paulista antecipou para ontem (11) o início da vacinação de idosos a partir dos 85 anos. A imunização estava restrita aos cinco pontos de drive-thrus localizados na cidade, mas hoje (12) seria ampliada para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
No entanto, o estado ainda não definiu um calendário de vacinação para idosos a partir de 80 anos, devido à falta de doses suficientes para amplificar a vacinação para outros grupos etários.
Por isso, tanto prefeitura como governo do estado reforçam a necessidade de que sejam mantidos os protocolos de segurança, como uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social e evitar ficar em locais com aglomeração, especialmente os fechados.
Casos
Até as 16h de ontem, o estado de São Paulo tinha 1.889.969 casos de Covid-19 e 55.742 óbitos. Os dados são da Fundação Seade.