Pelo Twitter, Doria nega demolição do Darcy Vargas
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/02/2021

O governador de São Paulo, João Doria Jr., postou mensagem na rede social Twitter, nesta segunda-feira (15), afirmando que o Hospital Infantil Darcy Vargas, localizado na zona sul de São Paulo, não será demolido para a venda do terreno.

Em sua conta na rede social, ele disse que “o hospital continuará operando normalmente no mesmo local” e que, independentemente do fato de o governo do estado ter decidido construir outro hospital infantil, “isso será feito sem nenhum prejuízo às atividades do Darcy Vargas”.

O posicionamento público de Doria contradiz a fala da deputada Janaina Paschoal na tribuna da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) há alguns dias, quando ela afirmou que, após reunião com o governador, ele teria confirmado a decisão de tirar o hospital do lugar onde está, no Morumbi, e que essa decisão “não teria volta”.

Na quinta-feira passada (11), ela, a também deputada Letícia Aguiar e a senadora Mara Gabrilli estiveram no Darcy Vargas fazendo uma visita.

Nesta tarde, Janaina também postou no Twitter mensagem dizendo que Mara Gabrilli gravou um vídeo garantindo que o governador não vai mudar o hospital de lugar, que ela confia na senadora e espera “que seja uma decisão definitiva”.

Ato

No último dia 4 de fevereiro, dirigentes do SindSaúde-SP, políticos, comunidade, usuários e pacientes realizaram protesto em frente ao Darcy Vargas por conta da ameaça de retirada da unidade do local.

Um dia antes da manifestação, o diretor do hospital, o médico pediatra Dr. Sérgio Antônio Bastos Sarrubo, assegurou, durante reunião do pleno do Conselho Estadual de Saúde, que o terreno do hospital não será vendido e que o Darcy Vargas ficará onde está.

A posição do diretor foi informada por dirigentes do SindSaúde-SP durante a manifestação, levando alívio às mães de pacientes. O Darcy Vargas é um hospital de referência em tratamentos pediátricos de alta complexidade, especialmente de câncer infantil.

Covid-19

A volta às aulas na rede particular de ensino fez subir o número de crianças internadas com Covid-19 no Darcy Vargas. O aumento foi de cem por cento – quatro para oito crianças, segundo reportagem publicada, na última sexta-feira (12), no jornal “Folha de S.Paulo”.

Segundo o diretor da Região Oeste II do SindSaúde-SP, Rinaldo de Novaes Gomes, o hospital não estava com a sua capacidade comprometida. “Por isso, o Darcy Vargas está sem problemas para receber esses novos pacientes. A situação, por enquanto, está tranquila”, disse.

O diretor do SindSaúde-SP espera que o governador cumpra a promessa feita pelo Twitter. “Esperamos que, agora, finalmente as trabalhadoras, trabalhadores, familiares e pacientes possam respirar aliviados. Mas o SindSaúde-SP continuará vigilante para que o governador cumpra o que prometeu publicamente”, salientou.