SindSaúde-SP faz nova reunião com a CCD
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    16/02/2021

A direção do SindSaúde-SP reuniu-se, no último dia 5 de fevereiro, com a Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde que sucederá a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen). Na reunião, foram discutidas algumas pautas referentes ao processo de transição da extinta autarquia, que ainda aguarda a publicação do decreto do governador João Doria Jr. sobre o tema.

Entre os temas discutidos na reunião, está a falta abonada. Como o decreto da transição para a CCD ainda não foi publicado, as trabalhadoras e trabalhadores da Sucen entendem que ainda têm direito ao benefício.

Trabalhadores da autarquia também pediram informações a respeito do banco de horas, pois, devido à necessidade do trabalho, alguns deles tiveram que exceder a jornada.

A coordenação da CCD ressaltou que não existem banco de horas ou horas extras no estado, mas prometeu verificar junto ao órgão esses questionamentos.

Covid-19

A segurança dos trabalhadores de campo em meio à pandemia de Covid-19 também foi discutida na reunião.

As trabalhadoras e trabalhadores da Divisão de Programas Especiais (DPE) pediram para ir a campo a fim de que não fiquem aglomeradas(os) no local de trabalho. Há regionais que também pontuaram que, quando vão a campo, os trabalhadores acabam ficando amontados nas vans.

A direção do SindSaúde-SP pediu que o problema fosse solucionado para que não haja riscos de contaminação aos trabalhadores.

EPIs

Ainda dentro do tema segurança do trabalhador na pandemia, houve reclamações de que a Sucen forneceu somente uma máscara de pano no início da pandemia e, depois, não ofertou mais nenhuma aos trabalhadores. Lembrando que essas máscaras nem são as mais adequadas à prevenção da Covid-19.

O SindSaúde-SP reivindica que mais máscaras sejam fornecidas, assim como todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos trabalhadores do órgão.

Vacinação

O Sindicato também solicitou que os trabalhadores do campo, devido aos riscos da atividade, sejam incluídos na ordem cronológica de prioridade na fila da vacinação contra a Covid-19.

A CCD ficou de verificar o Plano Estadual de Imunização (PEI) em cada região no estado para que os trabalhadores sejam vacinados.

PPIs

Um pleito antigo do SindSaúde-SP, a efetivação daqueles contratados por meio do Programação Pactuada e Integrada (PPI) também foi discutida na primeira reunião.

O Sindicato cobrou um posicionamento da CCD a respeito da situação desses trabalhadores, mas a coordenação respondeu que o assunto está sendo avaliada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Grupo de trabalho

O secretário-geral adjunto do Sindicato, Benedito Augusto, o Benão, foi indicado pelo Conselho Estadual de Saúde para participar das discussões no grupo de trabalho (GT) destinado a debater a transição dos trabalhadores.

O SindSaúde-SP estará sempre a postos para acompanhar todos os desfechos da transição para a CCD, a fim de que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.