Notícia
O médico epidemiologista Paulo Lotufo, diretor do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), responsabilizou o governo federal pela falta de doses da vacina contra a Covid-19, que vem ocasionando a interrupção da imunização da população em algumas localidades, como o Rio de Janeiro.
Em entrevista à rádio “CBN” na manhã desta quarta-feira (17), Lotufo disse que o governo federal teve a chance de fazer estoque de vacinas, mas não fez. “Isso é muito ruim. O grande problema que nós temos é a falta de coordenação federal”, criticou.
Distribuição
Uma das maiores autoridades em epidemiologia do país, Lotufo também apontou falhas no Programa Nacional de Imunização (PNI). Na opinião dele, cidades mais afetadas pela pandemia, como Manaus (AM), deveriam receber lotes maiores da vacina.
Ele ainda defendeu a centralização dos pontos de vacinação para acelerar o processo e aumentar a fiscalização.
Casos
Dados compilados pela Fundação Seade até as 16h de ontem (16), mostram que o número de casos de Covid-19 no estado de São Paulo estava em 1.927.410, enquanto o de óbitos era de 59.960.
O Brasil, que há mais de três semanas tem registrado média móvel de mais de mil mortes diárias pela doença, estava com 9.921.981 casos e 240.940 mortes.