Más condições de trabalho é tema principal de assembleia com o Heliópolis
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    19/02/2021

Dirigentes do SindSaúde-SP realizaram, na última quarta-feira (17), Assembleia Geral com trabalhadoras e trabalhadores do Complexo Hospitalar de Heliópolis, na zona sul da capital paulista, para discutir propostas para a Campanha Salarial 2021, além de outros temas. No encontro, eles reforçaram as más condições de trabalho no hospital, além de tratarem do fechamento de 112 leitos, tema que é alvo de inquérito civil aberto pelo Ministério Público de São Paulo.

Na pauta da assembleia, foram discutidas a Campanha Salarial 2021; as más condições de trabalho; denúncias de leitos desocupados; a não convocação dos aprovados no concurso de 2015; os plantões extras; eleição da Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat); a próxima assembleia, que será realizada em 26 de fevereiro; e outros assuntos de interesse das trabalhadoras e trabalhadores do hospital.

Más condições

A diretora da Região do ABC do SindSaúde-SP, Gilvânia Santos Santana, disse que os(as) trabalhadores(as) reforçaram as denúncias que já vinha fazendo sobre as más condições de trabalho e da omissão da direção do Heliópolis para solucioná-los.

“Eles também relataram que, devido à falta de funcionários, estão com sobrecarga de trabalho. A maioria reclamou da desvalorização que vem sofrendo durante a pandemia de Covid-19”, pontuou a diretora.

Segundo Gilvânia, houve um concurso público em 2015, mas os(as) aprovados(as) não foram convocados(as), impactando fortemente na jornada das equipes do hospital, que se desdobram em jornadas extras.

“A sobrecarga de trabalho, agravada com a pandemia, tem aumentado a pressão psicológica desses(as) trabalhadores(as), que estão muito esgotados. Muitos não querem, mas se sentem coagidos a fazer plantões extras”, lamentou.

Leitos vagos

Após divulgação na imprensa de que há 112 leitos sem utilização, distribuídos em quatro alas do hospital em completo estado de abandono, o Ministério Público de São Paulo instaurou, no começo de fevereiro, inquérito civil para apurar as denúncias, que deveriam ser respondidas pela Secretaria de Estado da Saúde.

Mesmo após a repercussão na imprensa, as trabalhadoras e trabalhadores presentes na assembleia disseram que nenhuma ação efetiva foi feita pela direção do hospital para devolver os leitos à comunidade, o que foi classificado como “uma vergonha” por Gilvânia.

Comsat

Na assembleia, também foi debatida a importância de se instalar a Comsat, uma vez que a saúde do(a) trabalhador(a) nunca foi uma prioridade no Heliópolis.

“Discutimos a importância dos(as) trabalhadores(as) participarem da Comsat, que é uma ferramenta essencial de organização dos locais de trabalho. Felizmente, muitos(as) deles(as) se colocaram à disposição para participar das eleições”, disse a diretora do SindSaúde-SP.

Campanha Salarial 2021

No próximo dia 26 de fevereiro (sexta-feira), será realizada nova assembleia para dar continuidade às discussões.

Os(as) trabalhadores(as) aprovaram o início da Campanha Salarial 2021 e o ofício que o SindSaúde-SP fez denunciando as más condições de trabalho no local.