Doria aperta as restrições contra avanço da Covid em SP
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    11/03/2021

Sem conseguir conter o avanço das contaminações por Covid-19 em São Paulo, o governador de São Paulo, João Doria Jr., anunciou nesta quinta-feira (11) a Fase Emergencial, o que, na prática, significa medidas mais restritivas para evitar a circulação de pessoas pelo estado. A nova fase começa a valer na próxima segunda-feira (15) e vai durar 15 dias, quando novas regras devem ser anunciadas.

Atualmente, o estado está na Fase Vermelha, aquela que era, até o momento, a mais restritiva do Plano São Paulo de contenção do avanço da Covid. Doria manteve o toque de recolher das 20h às 5h e determinou a proibição do acesso a praias, parques, além de qualquer tipo de aglomeração. Ele anunciou também que todas as atividades administrativas das empresas e órgãos públicos deverão ser realizadas em teletrabalho.

Também foi suspensa a realização de atividades esportivas, incluindo campeonatos profissionais, e atividades religiosas coletivas. As escolas também tiveram recesso antecipado para o período de 15 a 28 de março.

Colapso

Durante o anúncio, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, disse que a Ciência foi ouvida para a determinação das novas regras.

Segundo ele, o estado de São Paulo está com 82,7% das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupadas. Em fevereiro, havia 6.400 pessoas ocupando leitos e, agora, esse número está em 9.184. “É maior que o pico da primeira onda”, disse, reforçando que o estado tem aproximadamente 150 novas admissões em UTIs por dia.

“Nós disponibilizamos 1.118 novos leitos, mas a implementação não é tão célere quanto o avanço do número de casos”, ressaltou.

Além disso, o secretário disse que o perfil dos pacientes com Covid mudou. “O que está acontecendo hoje é diferente da pandemia do ano passado. Em 2020, havia mais idosos, mas hoje 50% dos pacientes é composto por pessoas menores de 50 anos. Eu estou dizendo que são pessoas com 25, 29, 30 anos, muitas vezes com quadros muito graves”, reforçou.

Apelo

Gorinchteyn disse que, nesta semana, o estado registrou aumento de 12,3% no número de óbitos em relação à semana passada e a semana epidemiológica ainda não terminou. O número de internações também é 19% maior que o da semana anterior.

Por essa razão, o secretário pediu que as pessoas permaneçam isoladas. “O sentimento que os jovens expressam quando estão doentes é de arrependimento. Achavam que só perderiam o paladar e olfato. No entanto, levam o vírus para casa, infectam pais e avós. Por isso, eu digo: não levem isso para casa!”, conclamou.

Confira abaixo o que fecha na nova fase:

Restrição completa: serviços de retiradas, lojas de materiais de construção, celebrações religiosas coletivas, atividades esportivas coletivas.

Teletrabalho obrigatório para atividades administrativas não essenciais: órgãos públicos, escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial.

Não está autorizada a entrega de alimentos e produtos ao cliente no estabelecimento comercial. Permitidos somente serviços de drive-thru.

Toque de recolher: das 20h às 5h

Praias, parques e qualquer aglomeração: proibidos

Deve-se usar máscaras em todos os ambientes, internos e externos

Transporte público:

5h às 7h: trabalhadores da indústria

7h às 9h: trabalhadores de serviços

9h às 11h: trabalhadores do comércio

Escolas estaduais:

Escolas abertas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips, com agendamento prévio. Mas o governo deixou em aberto a possibilidade para o presencial, caso o(a) aluno(a) precise.

Os recessos escolares na rede estadual, de abril e outubro, serão antecipados para o período de 15 a 28 de março.