Situação da saúde no Brasil é ‘gravíssima’, diz Fiocruz
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/03/2021

Em seu mais recente boletim, divulgado ontem (17), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) diz que a situação da saúde brasileira está “gravíssima” e o país atravessa seu pior colapso sanitários de todos os tempos, em decorrência do aumento de casos de Covid-19 nos primeiros meses deste ano.

O documento da Fiocruz mostra que 24 dos 27 estados, mais o Distrito Federal, estão com taxas iguais ou superiores a 80% de ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Desse total, 15 possuem índices iguais ou superiores a 90%.

Em relação às capitais, 25 das 27 estão com taxas de ocupação de leitos de UTI para adultos estão superiores a 80%, sendo que 19 delas estão acima de 90%.

Esforços

Por essa razão, a Fiocruz enfatiza que medidas de prevenção e controle sobre a pandemia devem ser tomadas com mais rigor, o que inclui o reforço na necessidade de isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

“Ainda que alguns governadores e prefeitos venham realizando esforços no sentido da abertura de leitos de UTI para o atendimento de pacientes com Covid-19, os limites da estratégia frente ao crescimento de casos são postos em xeque ao se constatar a estabilidade da maior parte dos estados e do Distrito Federal em níveis muito elevados de taxas de ocupação dos leitos de UTI Covid-19, assim como o crescimento verificado em outros estados na última semana”, diz o boletim.

Com informações da Rede Brasil Atual.