Notícia
A capital paulista registrou a primeira morte de paciente com Covid-19 à espera de uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por essa razão, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, anunciou nesta quinta-feira (18) a antecipação de feriados, como forma de reduzir a circulação de pessoas e conter o avanço da doença.
Serão antecipados para os dias 26, 29, 30 e 31 de março e 1º de abril os feriados de Corpus Christi (junho) e Dia da Consciência Negra (20 de novembro) deste ano e do ano que vem, e o aniversário da cidade, celebrado em 25 de janeiro.
Segundo o prefeito, com o feriado de 2 de abril (Paixão de Cristo), serão 10 dias de folga para que os paulistanos possam ficar em casa, reduzir a contaminação e evitar o colapso total do sistema de saúde.
“A cidade que nunca parou, a cidade que trabalha, a cidade que é a soma dos esforços de vários imigrantes, precisa parar para que a gente não tenha mais casos como o dessa pessoa que não conseguiu ser atendida e que vem a óbito por falta de atendimento", disse Covas.
Caso
A morte do paciente à espera na fila da UTI ocorreu na zona leste de São Paulo e foi revelado pelo prefeito, na manhã desta quinta-feira, em entrevista à “GloboNews”.
Até ontem (17), 395 pessoas aguardavam por um leito de UTI na capital paulista e esta é a primeira morte ligada a problemas de estrutura das unidades de saúde da capital. Na cidade, a taxa de ocupação chegou a 88% dos leitos para o atendimento de pacientes com covid-19.
Com informações da Rede Brasil Atual e CNN.