Plenária virtual em defesa da vacina e pela vida
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    07/04/2021

O Dia Mundial da Saúde é celebrado neste dia 7 de abril, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, para conscientizar a população da importância de se ter qualidade de vida e, claro, saúde.

Para comemorar a data, movimentos sociais e organizações sindicais, como o SindSaúde-SP, formaram uma coalizão, organizada pela Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP), para fazer um apelo a todas as pessoas: movam-se pela vida, promovendo atitudes e ações para o bem comum!

Ao longo desta semana, estão sendo realizadas uma série de plenárias virtuais, transmitidas pela CUT-SP e retransmitidas na página do SindSaúde-SP do Facebook e das outras entidades/movimentos participantes, para discutir o tema saúde, tão precioso e necessário nesses tempos difíceis que estamos vivendo.

Nesta quarta-feira (7), será realizada uma live especial, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, com as participações da secretária Geral do SindSaúde-SP, Célia Regina Costa; do deputado federal por São Paulo, o médico Alexandre Padilha; do médico sanitarista e professor universitário Pedro Tourinho; da enfermeira e secretária dos Trabalhadores da Saúde do Sindsep-SP, Lourdes Estevão; e mediação do coordenador nacional da Central dos Movimentos Populares (CMP), Raimundo Bonfim.

O debate é essencial e é muito importante também que você, trabalhadora e trabalhador da saúde, faça parte das discussões, uma vez que você está entre os(as) que mais estão sofrendo as consequências do desastre que estamos vivendo na pandemia de Covid-19 no Brasil.

Nós, do SindSaúde-SP, temos plena consciência de que a desvalorização de seu salário e a precarização de seus direitos antecedem a pandemia, e temos lutado muito contra isso. Tanto que esses temas todos estão contemplados na Campanha Salarial 2021. Mas sabemos também que a situação para você piorou muito desde que começou a maior crise sanitária deste século, em março de 2020.

Por isso, queremos fazer-lhe um apelo: participe das discussões! Vivemos uma crise de gestão da pandemia nas esferas federal, estadual e municipal, e é de suma importância que você esteja ao lado do Sindicato e dos demais movimentos sociais para que essa luta surta mais efeito.

O presidente Jair Bolsonaro fez discurso negacionista e contrário à vacinação desde o início da crise, tanto que a imunização caminha a passos muito lentos no país. O governador João Doria Jr. e o prefeito Bruno Covas dizem defender a vida e serem a favor da Ciência, mas abriram as escolas no pior momento da pandemia. Fora que, como já dito, ambos vêm precarizando o trabalho dos profissionais de saúde no estado e no município, desmontando muitas estruturas públicas.

A coalizão de movimentos sociais e entidades sindicais que promove a Semana Mundial da Saúde colocou todos esses assuntos na pauta de discussões e mais: exigimos a revogação da Emenda Constitucional 95/2016, que tirou dinheiro da Saúde. Também cobramos a utilização dos recursos públicos no enfrentamento da Covid-19 e a taxação das fortunas para salvar vidas, além de exigirmos um Plano Nacional de Imunização (PNI) realmente eficaz, com coordenação centralizada no governo federal, como sempre ocorreu no país. Afinal, nós sabemos que o Sistema Único de Saúde (SUS) é uma referência em vacinação, tanto que erradicamos várias doenças.

Por tudo isso, conclamamos a sua participação! Você, profissional da saúde pública, sabe da importância do seu papel para que o SUS continue sendo um bem público, de toda a população brasileira, dentro de toda a sua excelência.

Junte-se a nós nessa luta! Nossa mobilização não terá força suficiente sem a sua participação.

Para ler a carta do movimento, clique no link abaixo

7 DE ABRIL_CARTA À POPULAÇÃO_final.pdf