Covid faz número de óbitos disparar na cidade de São Paulo
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/04/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Levantamento divulgado pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) mostra que o número de óbitos registrados na cidade de São Paulo, em março deste ano, chegou muito próximo do de nascimentos na cidade. Na média diária, foram emitidas  434 certidões de nascimento ante 412 de óbitos no período.

Reportagem publicada pelo jornal “Agora S.Paulo”, nesta quinta-feira (08), mostrou que, no mês passado, foram emitidas 12.779 certidões de óbito nos cartórios da cidade, número equivalente a 94,9% da quantidade de certidões de nascimento emitidas no mesmo período (13.464).

Para efeito de comparação, em março de 2020, quando teve início a pandemia de Covid-19, o número de registros de mortes representava 55,6% do de nascimentos. Em 2019, foi de 46,4%.

Pior março

Em março, o número de óbitos, conforme o levantamento, foi 66,2% maior do que o total registrado em março de 2020 na capital paulista, enquanto o porcentual de certidões de nascimento foi apenas 2,71% menor na comparação entre os dois meses.

Conforme informações da Arpen-SP dadas à reportagem do jornal “Agora”, março foi o mês com mais mortes registradas na capital paulista desde o início da série histórica de dados da entidade, iniciada em 1999.