Vacinação reduz mortes de profissionais de saúde, diz CFM
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    13/04/2021

Levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) mostra que houve queda de 83% no número de mortes de médicos de Covid-19, em março, em relação a janeiro deste ano. De 1º de janeiro a 10 de março, foram a óbito 59 desses profissionais. A queda ocorre concomitantemente ao início da imunização contra a doença.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), 20 mil profissionais de saúde foram vacinados, e houve redução de 73,8% dos óbitos deles no período.

Ainda em São Paulo, o hospital Sírio-Libanês apontou baixa de 30% nas ausências ou afastamentos de profissionais de saúde da linha de frente após a vacinação contra a Covid-19.

Como os estudos ainda são preliminares, novas pesquisas serão realizadas para que haja melhor embasamento dos dados. Contudo, os dados mostram que, sim, a vacinação tem resultado em um impacto positivo para queda de óbitos.

Ceará

O estado do Ceará registrou aumento de 74,6% no número de casos da doença, entre os dias 8 e 14 de março, comparativamente ao pico da pandemia em 2020. Contudo, estudo da Escola de Saúde Pública do Ceará mostra queda de 72% nos novos casos entre profissionais de saúde no mesmo período.

Em Pernambuco, houve alta de 27% nos novos casos da doença na população em geral, em março, enquanto o porcentual caiu 9% entre trabalhadores da saúde.

Na Bahia, houve aumento de 25,8% nos novos casos entre janeiro e março. Mas, entre os profissionais de saúde, houve queda de 24,4%.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná mostram que, em dezembro de 2020, os trabalhadores da saúde representavam 3,4% dos novos casos de Covid-19. Em 31 de março, correspondiam a 2,3% dos novos casos.

Com informações da Rede Brasil Atual de reportagem publicada primeiramente pelo jornal O Globo.