Estudo da ‘Science’ responsabiliza governo pela gravidade da pandemia
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    15/04/2021

Um estudo coordenado pela demógrafa Márcia Castro, professora da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, atribui ao governo brasileiro grande parte da responsabilidade pela gravidade da pandemia de Covid-19 no Brasil, que já matou mais de mais de 360 mil brasileiros e brasileiros, além de ter infectado quase 13,7 milhões.

Publicado na prestigiosa revista americana “Science”, o estudo foi realizado de fevereiro a outubro do ano passado, trazendo um mapa com o espalhamento da doença no Brasil.

O estudo mostra que uma grande variedade na qualidade da resposta à pandemia pelo governo brasileiro, o que denota falhas e omissões na gestão da crise sanitária, especialmente porque o Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) são os grandes responsáveis por atenuar as desigualdades regionais em termos de saúde pública.

De modo geral, a pesquisadora aponta que faltou ao governo federal dar uma resposta rápida e eficiente para controlar o espalhamento do coronavírus, ao não colocar, por exemplo, bloqueios sanitários entre municípios e estados, além de não ter testado e acompanhado de modo sistematizado os números da doença.

Entre as falhas destacadas pela pesquisadora, também está a falta de sincronia nas medidas de distanciamento e contenção do vírus, o que mostra que faltou uma coordenação nacional no controle da pandemia.

O estudo sai na mesma semana em que o Senado instalou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

Com informações do Jornal O Globo.