TCU: governo federal não reservou dinheiro para combater pandemia
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    20/04/2021

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que o governo de Jair Bolsonaro não reservou verbas para o Ministério da Saúde combater a pandemia de Covid-19 em 2021. Ainda segundo o documento, até o mês passado (março) o MS não havia feito qualquer repasse de recursos para estados e municípios poderem enfrentar a crise sanitária.

O relatório do TCU será um dos documentos analisados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado na semana passada, que investigará possíveis responsabilidades do governo federal nos números trágicos que o Brasil enfrenta na pandemia.

Os fiscais do TCU também acusaram o governo federal de omissão, abuso de poder e ineficácia na gestão da pandemia.

Recursos

Foi apontado no relatório que “não constam dotações para as despesas de combate à pandemia” na lei orçamentária de 2021. No ano passado, o Ministério da Saúde dispunha de R$ 63,7 bilhões para aplicar diretamente em ações contra a crise.

Os fiscais do TCU pontuaram no documento que o MS dispõe de R$ 20,05 bilhões para aplicação direta (em 2021), mas, desse montante, R$ 19,9 bilhões foram reservadas para a vacinação. Ou seja, sobrariam apenas R$ 150 milhões para todo o resto.

O TCU apontou como “preocupante” a falta de recursos, uma vez que a pandemia piorou este ano.

Com informações do portal de notícias UOL.