TCU aponta falhas na compra e distribuição de testes de Covid
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    22/04/2021

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), que será analisado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, instalada no Senado, apontou que o Ministério da Saúde atrasou a aquisição de mais de 6 milhões de exames de detecção do coronavírus.

O atraso, segundo o relatório, foi de ao menos quatro meses e ocorreu na gestão do ex-ministro Eduardo Pazuello.

Além disso, o relatório também apontou falhas na gestão das políticas públicas na pandemia, como a não distribuição de testes parados no Ministério, que estão prestes a vencer e poderiam atender 3 milhões de pessoas.

Esses kits de testagem foram doados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), e vão vencer entre maio e junho de 2021.

Para o TCU, o governo federal não tem nenhuma estratégia para distribuição de testes a estados e municípios.

Histórico

O processo de compra dos testes começou na primeira semana de novembro do ano passado e, até março deste ano, não havia sido publicado.

De acordo com o TCU, a “letargia” para dar andamento à compra dos testes causa “preocupação”, pois o governo informou que, em janeiro deste ano, tinha apenas 96 mil testes disponíveis.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a testagem em massa primordial para o combate à propagação do coronavírus.

Com informações do Brasil de Fato.