Covid já é a maior causa de pedidos de auxílio-doença
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    23/04/2021

A Covid-19 liderou o número de pedidos de auxílio-doença à Previdência Social no primeiro trimestre de 2021. Dados da Secretaria Especial da Previdência Social mostram que foram solicitados, no período, 13.259 auxílios-doença não relacionados a trabalho e somente 174 em decorrência dele.

É a primeira vez que doenças por motivos de traumas, fraturas, lesões em geral, casos de LER/DORT, além de depressão, não ocupam a liderança na lista de pedidos.

Análise

Levantamento feito pela assessoria de Saúde e Previdência da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico da CUT no Estado de São Paulo (Fetquim-CUT) mostra que cerca de 4,5 milhões de pessoas foram infectadas por Covid-19. Desse total, 1,8 milhão são trabalhadores segurados na Previdência e somente 13 mil foram beneficiados com o auxílio-doença, o que corresponde a 0,7% dos segurados com Covid-19 no Brasil.

A entidade ressaltou que, devido à subnotificação, dos 13 mil casos de Covid-19, cerca de 1,3 mil ao menos deveriam ser reconhecidos como doença relacionada ao trabalho, mas só 174 deles receberam esse reconhecimento.

Com informações do portal da CUT.