Sindicato unido e forte
desde 1989


    Cai 90% o número de idosos mortos por Covid-19 em SP
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    28/04/2021

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    A vacinação somada às restrições de circulação de pessoas no começo deste ano no estado, contribuíram para a queda de 90% no número de idosos mortos por Covid-19 na cidade de São Paulo. Os dados são da prefeitura e foram divulgados pelo portal de notícias “UOL” nesta quarta-feira (28).

    De acordo com as informações obtidas pela reportagem do “UOL”, em março, foram registradas 3.437 mortes nas faixas etárias de 60 a mais de 90 anos. Em abril, o número despencou para 333, queda de 90%. Esse grupo começou a ser vacinado em fevereiro.

    Em janeiro, foram apontados 1.362 óbitos no universo de idosos avaliado e, em fevereiro, 1.623. Portanto, março foi um mês de recorde de mortes.

    Causas

    Na opinião do infectologista Marcos Boulos, que é membro do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, ainda é cedo para dizer que a vacinação seja a responsável pela redução das mortes.

    Para Boulos, “a redução se deve ao período de restrição” de circulação de pessoas, uma vez que a cobertura da vacinação “é insuficiente para impactar os índices”.

    Ele ainda alertou que os indicadores podem subir novamente, já que a flexibilização das regras de circulação, na sua opinião, foi “prematura”.

    O também infectologista Carlos Magno Fortaleza, que é professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp), acredita que, sim, a vacinação ajudou a reduzir as mortes de idosos, pois este grupo, assim como o de profissionais de saúde, foram os primeiros a ser vacinados.

    “Todas as análises mostram que ela (vacinação) foi desproporcionalmente maior em idosos”, disse.

     

    Com informações do portal UOL.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não