SUS gasta R$ 3 bi em internações por Covid em menos de um ano
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    03/05/2021

O Sistema Único de Saúde (SUS) desembolsou o equivalente a R$ 3 bilhões para bancar as internações de pacientes com Covid-19, desde o início da pandemia até fevereiro deste ano. Em média, foram R$ 4.916,14 por tratamento de paciente, somando internações em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), segundo dados do Sistema de Informações Hospitalares do Ministério da Saúde.

As informações, compiladas pela reportagem do portal de notícias “UOL”, não incluem investimentos de estados, municípios e entidades filantrópicas.

Ainda conforme apurou a reportagem, o governo federal repassa cerca de R$ 1,6 mil aos estados por diária de leito de UTI para pacientes com Covid-19. É o dobro do que era repassado antes da pandemia, mas, ainda assim, insuficiente e necessita ser complementado por alguns governos estaduais.

No entanto, houve redução em mais de 80% no número de leitos financiados pelo governo federal, em fevereiro, em relação ao fim do ano passado, o que obrigou os estados a recorrerem ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a volta do financiamento dos leitos.

Indicadores

O SUS contabilizou, do fim de abril de 2020 até fevereiro deste ano, 609.501 pacientes tratados em UTIs e enfermarias, com um saldo de 129.890 mortes, o que corresponde a 21,3% dos internados.

No ano passado, foram 470.529 internações pela doença no SUS pela doença, enquanto somente neste ano, até fevereiro, foram 138.972.

Com informações do portal UOL.