OMS atualiza protocolos de proteção contra a Covid-19
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    07/05/2021

Usar máscara de boa qualidade e bem ajustada ao rosto (preferencialmente N95 e PFF2); ventilar ambientes ao máximo, com ventilação natural; manter o distanciamento físico de outras pessoas; e higienizar as mãos constantemente com água e sabão ou álcool em gel 70%, sempre evitando tocar o rosto. Estes protocolos foram atualizados e reforçados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que enfatizou ser essas as medidas mais eficazes para evitar a contaminação com o coronavírus.

Entre as novidades, está a ventilação de ambientes e, também, a entidade destacou que, ao contrário do início da pandemia, em que as pessoas foram orientadas a higienizar alimentos e embalagens de alimentos para evitar contaminação do vírus, não houve comprovação de transmissão de vírus por esses meios.

Boca e nariz

A OMS reforçou também que as partículas expelidas pela boca e pelo nariz são as fontes comprovadamente responsáveis pela transmissão do coronavírus.

Ao tossir, espirrar, falar, cantar ou respirar, uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outra se ambas estiverem em contato próximo (por isso a importância do distanciamento físico de ao menos 1,5 metro). O caminho de entrada do coronavírus são os olhos, o nariz e a boca.

Ambientes internos

O coronavírus também pode espalhar-se em ambientes internos mal ventilados e/ou lotados. Os aerossóis, reforçou a OMS, permanecem suspensos no ar e podem circular por uma distância de pelo menos um metro.

A respeito da limpeza de superfícies, também foram anunciadas mudanças. A organização enfatizou a importância de que sejam limpas superfícies de locais de uso coletivo e estabelecimentos de saúde com desinfetante comum e regularmente.

Já em casa, a limpeza deve ser feita se houver algum morador doente ou se uma pessoa contaminada tiver visitado o local.

Com informações da Rede Brasil Atual.