2021: o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/05/2021

O Conselho Nacional de Saúde aderiu à campanha da Organização Mundial de Saúde (OMS), que instituiu este como o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência, no fim do mês passado. Assim, o CNS juntou-se à Organização Panamericana da Saúde (Opas), ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e ao Ministério da Saúde.

O objetivo do ano internacional é garantir a proteção e a valorização das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A adesão à campanha pelas entidades ocorreu durante a reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, quando foi assinada carta de compromisso em que se reconhece a necessidade de ampliar os investimentos e melhorar a qualidade nas condições de trabalho do sistema de saúde.

Talento humano

Segundo Socorro Gross, representante da Opas, mais do que normas, financiamento e protocolos, é preciso olhar para o talento humano que forma o SUS.

“O talento humano nesta pandemia é o único que não podemos expandir rapidamente. Só podemos desenvolver por meio de um processo planejado e valorizado de recursos humanos e que precisa ter investimento”, disse.

Campanha

O presidente do CNS, Fernando Pigatto, anunciou uma série de eventos ao longo do ano internacional. “O Conselho e suas entidades promovem a campanha ‘Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora é Proteger o Brasil’, que visa implementar um conjunto de estratégias pela valorização e proteção desses profissionais no contexto da pandemia”, disse.

Com informações do site do CNS.