Notícia
Em torno das comemorações do centenário do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, a Escola Dieese de Ciências do Trabalho promove, de 10 a 14 de maio, a 11ª Semana do Trabalho. O evento é gratuito e tem como tema “Educação e Trabalho: o legado de Paulo Freire”. Devido à pandemia do novo coronavírus, todas as atividades serão virtuais, transmitidas ao vivo, a partir das 19 horas.
A programação iniciará com a mesa “Paulo Freire: trabalho, educação e transformação social”, com apresentações de Fausto Augusto Junior, diretor técnico do Dieese e doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), e de Carlos Rodrigues Brandão, educador popular e professor emérito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O dia seguinte abordará “Educação com inspiração freireana: a experiência dos movimentos sindicais e sociais”. Sônia Maria Roseno, educadora popular da formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Thalita Coelho, da equipe nacional de formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e educadora na Escola de Formação Sindical da CUT - Chico Mendes na Amazônia; e Gabriel Simeoni, da coordenação do setor de formação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), falam sobre o assunto.
Em 12 de maio, os “Novos desafios para a educação e o trabalho em tempos de pandemia” serão debatidos por Almerico Lima, professor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e doutor em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Lucília Machado, professora titular aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-doutora pelo Institut des Recherches sur les Sociétés Contemporaines (Iresco, da França).
Na quinta-feira, a mesa “Paulo Freire: biografia e legado” contará com apresentações de Fátima Freire, pedagoga e filósofa pela Universidade de Coimbra (Portugal), psicopedagoga pelo Instituto Gean Piaget (Suíça), membro do Conselho Diretivo do Instituto Paulo Freire/SP e autora do livro “Quem educa marca o corpo do outro” (Cortez Editora); e Lisete Arelaro, pedagoga e doutora em educação pela Universidade de São Paulo (USP).
Para encerrar a 11ª Semana do Trabalho, professores e alunos dos cursos de graduação em Ciências do Trabalho e de pós-graduação em economia e trabalho da Escola Dieese organizaram um sarau em homenagem ao centenário de Paulo Freire.
Serviço
Para participar, inscreva-se em https://sagu.dieese.org.br/competo/turmas_abertas. Cerca de uma hora antes do início das atividades, o link da transmissão será enviado apenas para os inscritos.
Mais informações: www.escola.dieese.org.br | [email protected] | (11) 3821-2150, 3821-2155 e (11) 9 8873-4071