Mais de 435 mil pessoas morreram devido à Covid-19 no Brasil
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/05/2021

Desde o início da pandemia, 435.751 pessoas foram vítimas da Covid-19 no país e 15,6 milhões foram infectadas com a doença. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), divulgados às 18h, no último domingo (16). Só no estado de São Paulo foram registradas 104.219 mortes pelo vírus.

Em 24 horas, do sábado (15) para domingo (16), foram contabilizadas 1.036 mortes e 40.941 novas infecções. É importante lembrar que os números do fim de semana sempre são menores, por conta do número reduzido de profissionais que fazem esse levantamento.

Apesar do número ainda elevado de mortes, há um cenário de queda dos óbitos se comparado às semanas anteriores. Contudo, os novos casos continuam aumentando a cada dia.

Segunda onda mais letal

De janeiro a abril deste ano, o país ultrapassou o número de mortes que tivemos durante todo o ano de 2020. Foram mais de 195 mil em comparação aos 194.949 do ano anterior. Esse dado pode ser atribuído à falta de políticas nacionais de combate ao coronavírus, o ritmo lento de vacinação e o surgimento de novas variantes, como o caso da P1, descoberta na capital amazonense, onde a saúde entrou em colapso.

Vacinação

Segundo o Conass, apenas 9,02% da população tomaram as duas doses das vacinas, isso significa pouco mais de 19 milhões de brasileiros. Enquanto isso, a população enfrenta a falta de organização nas campanhas de vacinação que seguem de forma aleatória em cada cidade, registro de falta de vacinas para a segunda dose, a aplicação de vacina de maneira diferente ao orientado pelo fabricante, sem contar na lentidão para aquisição de novos imunizantes.