CNTSS/CUT: “Dia do Assistente Social” destaca a importância desta categoria para toda sociedade
    Autor: Redação - CNTSS
    18/05/2021

São cerca de 200 mil profissionais que desempenham suas funções fazendo chegar à população seus direitos e benefícios estabelecidos pela Seguridade Social e inúmeras outras políticas públicas

A área da Assistência Social forma com a Saúde e Previdência o chamado tripé da Seguridade Social consolidada na Constituição Federal Cidadã de 1988. Os assistentes sociais, trabalhadores responsáveis pela condução das políticas públicas e pelo atendimento social prestado à população tendo como referência a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social, constituem uma categoria com cerca de 200 mil profissionais no país. Em 15 de maio é comemorado o “Dia do Assistente Social” e a CNTSS/CUT – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social quer homenagear esta categoria que tem reafirmado seu profissionalismo e compromisso com o conjunto da sociedade brasileira de maneira ainda mais intensa durante a pandemia do Covid-19.

São trabalhadoras e trabalhadores que estão incluídos na categoria dos essenciais, ou seja, são fundamentais para manutenção do funcionamento da sociedade e estão, desta forma, também expostos e correndo riscos de contaminação e óbito por conta do novo coronavírus. A Confederação e suas entidades filiadas têm um compromisso histórico com estes profissionais visando a defesa dos seus direitos, por melhorias das condições e relações do trabalho, por valorização e pela consolidação e expansão do SUAS – Sistema Único de Assistência Social. Assim como as demais áreas da Seguridade Social, a Assistência Social vem sofrendo ataques devastadores desde o golpe de 2016 que levou a poder os governos Temer e Bolsonaro. É contra esta barbárie que a sociedade precisa se unir para combater o desmonte das políticas de Seguridade Social tão fundamentais para este momento de intensas crises econômicas e sanitária.

Os Assistentes Sociais estão presentes e atuando tanto no setor público como privado em todos os recantos do país propondo, elaborando, conduzindo projetos e políticas públicas que garantam os direitos da população nas mais variadas áreas de interesse, como saúde, educação, previdência social, habitação, assistência social e cultura. De acordo com o Banco Mundial, com dados de 2020, o Brasil está em nono lugar entre os países mais desiguais do planeta. A pandemia acentuou ainda mais este problema. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que em 2020 cerca de 30% da população, algo em torno de 64 milhões de cidadãos brasileiros, teve que ser socorrida com o auxilio emergencial aprovado pelo Congresso Nacional. Estima-se que cerca de 40 milhões de cidadãos brasileiros vivem em extrema pobreza.

É dentro desta gravíssima crise social decorrente das políticas econômicas dos últimos dois governos e agora potencializada pela pandemia do Covid-19 que destacamos a importância dos trabalhos realizados pelos Assistentes Sociais junto à população brasileira e reiteramos a defesa das políticas de Seguridade Social. Trata-se de um campo de trabalho cuja presença feminina também é majoritária, cerca de 90% da categoria; tem no poder público seu espaço de maior inserção, correspondendo a quase 80% da mão de obra inserida nesta esfera; sendo as áreas da Seguridade Social que mais empregam estes profissionais. É graças ao empenho destes profissionais que as políticas públicas de Assistência chegam de forma democrática e transparente a todo cidadão e cidadão brasileiros que tiverem direito. Parabéns a todas e todos pela passagem do “Dia da Assistente Social”.