Notícia
A psicóloga do trabalho Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trabalha há algumas décadas com o tema saúde mental do trabalhador no país. A convite da equipe de Comunicação do SindSaúde-SP, a psicóloga gravou três vídeos abordando os impactos da pandemia na saúde mental do trabalhador da saúde, um tema importante e urgente, que trazemos a partir desta quinta-feira (20) (confira o primeiro vídeo AQUI ).
“O trabalhador da saúde não lidava com a morte tão intensamente antes da pandemia como tem lidado agora”, diz a psicóloga.
De acordo com Miryam, a pandemia veio “inesperadamente”, pegando a todos de surpresa, e, portanto, “não deu tempo de nos prepararmos”. A situação, segundo ela, gerou estresse, ansiedade e depressão nesses profissionais, que foram forçados a encarar um ambiente de trabalho bastante adverso.
Além de tudo, o estresse gerado pela escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no início da pandemia e, depois, ter que trabalhar todos os dias com esses paramentos, com máscaras que deixam marcas no rosto, também é fator gerador de muito estresse.