‘Pandemia muda a forma de elaborarmos o luto, o que pode nos desorganizar’, diz psicóloga do HC
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    21/05/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

No segundo vídeo para tratar sobre a saúde mental do(a) trabalhador(a) da saúde, a psicóloga do trabalho Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, explica que a pandemia trouxe um grau de “sofrimento considerável, ao mudar a forma de elaborarmos o luto, e as pessoas podem se desorganizar”.

A convite da equipe de Comunicação do SindSaúde-SP, a psicóloga gravou três vídeos abordando os impactos da pandemia na saúde mental do trabalhador da saúde, um tema importante e urgente (confira o vídeo aqui). No primeiro vídeo, que você pode conferir em nosso site e redes sociais, ela falou da saúde mental de modo geral.

Segundo a psicóloga, que trabalha há algumas décadas com saúde mental do trabalhador, os profissionais de saúde tiveram que lidar com muitas perdas, seja na própria família ou de colegas, em um “luto muito abrupto”.

“A gente não teve mais tempo para se despedir dos nossos familiares. Quando perdemos pessoas importantes, provavelmente elas ficaram internadas e não pudemos fazer o acompanhamento da internação. Se entubadas, nem pudemos falar pelo celular”, conta.

A mudança nos rituais de morte durante a pandemia pode trazer consequências mentais e, portanto, é preciso que o profissional de saúde, que lidou e vem lidando com a morte muito de perto, fique atento aos sinais do corpo.