Notícia
Representantes de entidades de profissionais de enfermagem estiveram em audiência pública na Câmara dos Deputados, na sexta-feira passada (21), para pedir a aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000, que institui a jornada de 30 horas semanais.
O projeto tramita há mais de duas décadas na Casa, e o grupo aproveitou as comemorações da Semana da Enfermagem (12 a 20 de maio) para pedir apoio ao texto, que encontra forte resistência do empresariado da saúde privada.
A audiência, convocada pelo deputado Mauro Nasif (PSB-RO) dentro da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara, foi realizada on-line, devido à pandemia de Covid-19, e transmitida ao vivo no site da Câmara.
Homenagem
Os participantes da audiência aproveitaram a ocasião para homenagear os quase 800 profissionais de enfermagem mortos por Covid-19, principalmente associada à insuficiência de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e à sobrecarga de trabalho.
Além disso, também abordaram que a pandemia agravou o quadro de saúde mental desses(as) trabalhadores(as) e que, por essa razão, esses profissionais requerem cuidados.
Piso nacional
Lembrando que, além desse projeto, tramita no Senado o PL 2.564/20, que institui o piso nacional da enfermagem, reivindicação antiga desses profissionais, e que também encontra resistência dos empresários da saúde.
A reunião do colégio de líderes do Senado terminou, também na sexta-feira, sem acordo a respeito do PL, que estabelece o piso nacional e incorpora a jornada de 30 horas para trabalhadores(as) da iniciativa privada.
Nova rodada de negociações foi convocada para construir uma proposta que atenda a todos os envolvidos.
Com informações do site do Cofen.