Tomar sol, dormir e fazer exercícios de respiração ajudam no autocuidado na pandemia
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    24/05/2021

No terceiro vídeo para tratar sobre a saúde mental do(a) trabalhador(a) da saúde, a psicóloga do trabalho Miryam Mazieiro, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dá dicas de autocuidado para que os profissionais de saúde possam manter a mente sã na pandemia de Covid-19.

Segundo ela, nosso corpo já é “uma farmácia de luxo”, com seus hormônios que ajudam a manter o sono, o bem-estar e a felicidade. Cabe a nós saber estimulá-los.

Entre as dicas dadas por ela estão tomar sol, praticar exercícios físicos, dormir, respirar e meditar, além de manter um contato, ainda que virtual, com os amigos.

“Mas é importante não olhar o celular antes de dormir, para não atrapalhar o sono”, ensina.

Além disso, a psicóloga frisa que, embora estejamos vivendo em um momento muito desafiador, para evitarmos ficar com atitudes negativas. O profissional de saúde deve-se perguntar: “O que posso tirar de aprendizagem da pandemia”, encarando-o esse momento como um desafio que vai fortalecê-lo lá na frente.

Para conferir o terceiro vídeo, clique aqui.