Notícia
O governador de São Paulo, João Doria Jr., anunciou a suspensão das medidas que flexibilizariam a quarentena no estado de São Paulo, a partir da próxima terça-feira (1º), devido ao aumento no número de casos e óbitos por Covid-19 nas últimas semanas.
O índice de ocupação de leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) ultrapassava, na tarde desta sexta-feira (28), os 80%, o que é um indicativo de que o alerta dado por especialistas em saúde, de que o país caminha para uma terceira onda da doença, está mesmo na iminência de acontecer.
O aumento do número de casos e o possível colapso da rede pública de saúde, a exemplo do que vimos no começo do ano, fez com que algumas cidades do estado anunciassem medidas mais restritivas de isolamento físico.
Esse conjunto de elementos preocupantes fez com que o Centro de Contingência do Coronavírus aconselhasse o governo a recuar da ideia de abrir mais a economia, como anunciado na semana passada.
Transição
Desde 24 de abril, São Paulo está na fase de transição do Plano São Paulo, na qual deve permanecer por ao menos mais 14 dias a partir de 1º de junho. Isso significa que novo anúncio de revisão do plano deve ocorrer somente em 15 de junho.
O governo do estado pretende realizar eventos-teste, entre junho e julho, para avaliar a possibilidade de retomar mais atividades econômicas e de entretenimento, a partir do segundo semestre.
Com informações da Rede Brasil Atual.