Pesquisa em Serrana mostra controle da pandemia com 75% de vacinados
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    31/05/2021

O Instituto Butantan iniciou, em fevereiro passado, um estudo clínico de efetividade da vacina Coronavac na população de Serrana, no interior do estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (1º), o governo do estado apresentou os resultados, que indicam controle da pandemia de Covid-19 quando a imunização atingiu 75% da população local.

O resultado do estudo pioneiro é um importante indicativo para jogar luz na efetividade da imunização contra a Covid-19.

A vacinação em massa mostrou queda de 95% no índice de mortes pela doença e em 86% no de internações. A quantidade de pessoas que apresentaram sintomas da doença sofreu queda de 80%.

O estudo administrou duas doses da Coronavac em 27,1 mil moradores da cidade, com mais de 18 anos, entre fevereiro e abril deste ano. O número representa 95,7% de habitantes do município que estavam elegíveis para se vacinarem.

Histórico

A pesquisa começou a mostrar resultados positivos duas semanas após a aplicação da segunda dose em 50% da população. No entanto, os melhores indicadores começaram a ser sentidos, entre o fim de março e começo de abril, quando 75% dos moradores de Serrana estavam imunizados.

Em março, a cidade fechou o terceiro mês do ano com 699 casos e 20 mortes por Covid-19. Em abril, mês mais mortal da pandemia no país conforme os dados oficiais, foram 215 contaminações confirmadas e seis mortes.

Os dados da cidade foram comparados com os de 15 municípios vizinhos, que mantiveram seus índices altos durante o período.

Atualmente, pouco mais de 10% da população brasileira recebeu as duas doses da vacina e cerca de 20%, uma dose.

Com informações do portal do governo de estado da Saúde.