Notícia
Coreia do Sul, Nova Zelândia e Austrália são países que foram na contramão da aposta mundial – a vacinação em massa – para controlar a pandemia de Covid-19. A receita de sucesso dessas nações são, basicamente, isolamento com distanciamento físico, testagem em massa e sintonia da sociedade para acatar e levar adiante o que determinaram as autoridades sanitárias, como o uso de máscara e higiene das mãos.
Os três países, que têm menos de 4% de seus habitantes vacinados com duas doses, conseguem manter, há meses, baixos índices de casos e mortes pela doença.
A Nova Zelândia, que foi eleita pela agência Bloomberg como a nação que mais soube gerir bem a pandemia, soma, em mais de um ano de crise sanitária, apenas 26 mortes por Covid-19, para uma população de aproximadamente 5 milhões de habitantes. A Austrália está em terceiro e a Coreia do Sul, em quinto. Na mesma lista, o Brasil aparece em 51º lugar.
Sociedade em sintonia
Como já dito, os três países têm no distanciamento físico, na testagem em massa, rastreamento de casos e quarentenas isoladas as principais ferramentas de controle dos casos.
Essas regras são aplicadas com bastante rigor por seus governantes e são muito respeitadas por suas populações.
Assim, esses países conseguiram manter as atividades econômicas e sociais funcionando sem grandes sustos, de modo muito próximo ao da normalidade de antes da crise.
Casos
Com 910 óbitos desde o início da pandemia, a Austrália mantém escolas, teatro, cinemas e casas de shows abertos, ao mesmo tempo em que as autoridades acompanham rigorosamente o avanço da doença.
Na Nova Zelândia, o fechamento de fronteiras, com restrições de viagens internacionais, é um dos modos de se evitar o surgimento de novos casos.
Já a Coreia do Sul manteve, desde o início da pandemia, postos de drive-thru para testagem em massa de sua população. Se há algum resultado positivo, a pessoa é orientada a isolar-se.
Para especialistas, esses três exemplos mostram que grandes crises na saúde só podem ser enfrentadas quando a sociedade cumpre o que foi determinado pelas autoridades.
Com informações do UOL.