Governo recusou oferta para comprar vacina pela metade do preço
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    07/06/2021

Crédito Imagem: SINDSAÚDE-SP

Além de ter ignorado e-mails com ofertas da vacina da Pfizer, conforme revelado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 do Senado, o governo brasileiro também recusou a vacina por metade do preço pago por países de primeiro mundo, como Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia.

Reportagem divulgada no fim de semana pelo jornal “Folha de S.Paulo” revelou que foi oferecido ao governo brasileiro, em agosto do ano passado, pagar 10 dólares por dose de vacina, metade o preço pago por aqueles países (20 dólares). A oferta envolvia 70 milhões de doses do imunizante da Pfizer, que foram consideradas caras pelo ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello.

O valor oferecido ao governo brasileiro representa 10% do  que foi pago de auxílio emergencial no ano passado e é menos do que os R$ 44 bilhões previstos neste ano para compensar o fechamento da economia.

Além disso – e mais importante –, se tivesse comprado as vacinas, milhares de brasileiros já estariam vacinados e muitas mortes teriam sido evitadas.

Com informações da Rede Brasil Atual.