Presidente admite que errou ao comentar relatório do TCU sobre mortes por Covid
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Presidente admite que errou ao comentar relatório do TCU sobre mortes por Covid
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    08/06/2021

    Crédito Imagem: SindSaúde-SP

    Após ser desmentido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente Jair Bolsonaro admitiu, nesta terça-feira (8), que errou ao dizer que o órgão tinha feito um relatório mostrando que cerca de metade das mortes registradas por Covid-19 não foram provocadas pela doença. Ainda assim, o presidente insistiu que há “supernotificação” de óbitos pela doença no país, quando, na verdade, a maioria das autoridades sanitárias apontam que há subnotificação.

     

    Sem apresentar qualquer prova de que há supernotificação de casos de Covid no Brasil, o presidente disse que determinou uma apuração da Controladoria-Geral da União (CGU) para saber se governadores inflaram os dados sobre a doença.

     

    Entenda

     

    Ontem de manhã, em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, o presidente disse que o TCU havia feito um relatório apontando que metade das mortes tendo como causa a Covid-19 no ano passado não foram, de fato, provocadas pela doença.

     

    À tarde, o órgão divulgou nota na qual desmentia a fala do presidente. “O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje (ontem)”, disse a nota.

     

    Nesta terça-feira, após a nota do órgão, o presidente se viu, então, obrigado a desmentir o que havia afirmado.

     

    Com informações do Brasil de Fato.










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não