Notícia
Marcada pela baixa adesão da população, a vacinação contra a gripe entra em sua terceira fase, nesta quarta-feira (9), período de imunização que se estende até 9 de julho. Nesta nova etapa, serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, entre outros.
A vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril, mas a imunização, que ocorre ao mesmo tempo daquela contra a Covid-19, acabou gerando uma baixa adesão da população em várias partes do país.
O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que integram os grupos prioritários de vacinação tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e, depois, a da gripe. O intervalo mínimo entre as duas é de 14 dias.
Já aqueles que apresentam sintomas de gripe ou de Covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar o imunizante contra o vírus Influenza.
Quem deve se vacinar
Confira abaixo a lista completa de quem deve se vacinar na terceira fase da vacinação contra a gripe:
- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Forças de segurança e salvamento, e forças armadas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade.
Na cidade de São Paulo, a vacinação contra a Influenza será aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos de educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com informações do site www.prefeitura.sp.gov.br.