Vacinação contra a gripe avança para a terceira fase a partir desta 4ª feira
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    08/06/2021

Marcada pela baixa adesão da população, a vacinação contra a gripe entra em sua terceira fase, nesta quarta-feira (9), período de imunização que se estende até 9 de julho. Nesta nova etapa, serão vacinadas pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, entre outros.

A vacinação contra a gripe começou no dia 12 de abril, mas a imunização, que ocorre ao mesmo tempo daquela contra a Covid-19, acabou gerando uma baixa adesão da população em várias partes do país.

O Ministério da Saúde orienta que as pessoas que integram os grupos prioritários de vacinação tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e, depois, a da gripe. O intervalo mínimo entre as duas é de 14 dias.

Já aqueles que apresentam sintomas de gripe ou de Covid-19 esperem o tempo necessário de completa recuperação para tomar o imunizante contra o vírus Influenza.

Quem deve se vacinar

Confira abaixo a lista completa de quem deve se vacinar na terceira fase da vacinação contra a gripe:

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

- Pessoas com deficiência permanente;

- Forças de segurança e salvamento, e forças armadas;

- Caminhoneiros;

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;

- Trabalhadores portuários;

- Funcionários do sistema prisional;

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;

- População privada de liberdade.

Na cidade de São Paulo, a vacinação contra a Influenza será aplicada exclusivamente em escolas e estabelecimentos de educação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com informações do site www.prefeitura.sp.gov.br.