Notícia
Ao contrário do que ocorreu no início da pandemia de Covid-19, em que a maioria dos óbitos era de pessoas com 60 anos ou mais, agora, pela primeira vez, estão sendo registradas mais mortes abaixo dessa faixa etária. Uma das explicações para a inversão é que boa parte dos idosos já está imunizada contra a doença.
Reportagem publicada pelo portal de notícias “UOL” utilizou informações de cartórios de registro civil do país. Pelos dados coletados, entre 30 de maio e 5 de junho, 53,6% das vítimas da doença tinham menos de 60 anos, ante 49% na semana anterior.
Para efeito de comparação, na semana anterior ao início da imunização de idosos, em fevereiro, 77,5% das mortes eram de pessoas com 60 anos ou mais.
Redução de mortes
A queda de óbitos de idosos com mais de 80 anos foi uma das maiores. Em 2020, eles representavam 30% das mortes e, na semana avaliada, representavam 13,7% do total.
Especialistas entrevistados para a reportagem disseram que houve redução de hospitalização e mortalidade nos grupos que completaram as duas doses de imunização, o que demonstra a importância da vacinação.
Com informações do UOL.