Cerca de 12 milhões ainda não fizeram prova de vida no INSS
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    10/06/2021

De um total de 36 milhões de segurados, cerca de 12 milhões ainda não realizaram a prova de vida para continuarem recebendo suas pensões e aposentadorias do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Este mês, o órgão determinou a volta da obrigatoriedade da prova de vida e, por essa razão, é bom que o segurado fique atento.

Devido às restrições de circulação impostas pela pandemia de Covid-19, o INSS elaborou novo calendário de realização da prova de vida.

Por exemplo, quem devia ter feito em março e abril do ano passado, terá de fazê-la até 30 de junho deste ano. Na sequência, aqueles que deveriam ter comprado estarem vivos em maio e junho de 2020, terão até 30 de julho para fazê-lo.

Como fazer?

O segurado deve ir pessoalmente a uma agência bancária. Na maioria dos casos, o procedimento pode ser feito no caixa eletrônico (confira se o banco no qual você recebe o benefício permite).

Quem está com dúvidas e quer saber se precisa fazer o recadastramento anual, pode ligar no telefone 135. Em geral, os cartões de benefício mais recentes mostram o mês de comprovação de vida.

Os que tiveram o benefício bloqueado devem marcar horário em uma agência bancária para provar que está vivo.

O INSS também liberou a prova de vida digital para cerca de 5 milhões de aposentadas e aposentados. A estes autorizados(as), o INSS mandou um aviso.

Veja como ficou o calendário:

- Março e abril de 2020: quem devia fazer a prova de vida nesses meses tem até o fim de junho de 2021 para fazê-la.

- Maio e junho de 2020: deve ser feita em julho 2021.

- Julho e agosto de 2020: Agosto de 2021.

- Setembro e outubro de 2020: Setembro de 2021.

- Novembro e dezembro de 2020: Outubro de 2021.

- Janeiro e fevereiro de 2020: Novembro de 2021

- Março e abril de 2020: Dezembro de 2021.

Com informações da CUT.