SindSaúde-SP 32 anos: Gervásio Foganholi rememora a greve de 45 dias e as conquistas
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    16/06/2021

No terceiro vídeo da série feita para celebrar os 32 anos do SindSaúde-SP, na próxima sexta-feira (18), o secretário de Administração e Finanças, Gervásio Foganholi, que foi presidente da entidade no período 2013-2018, relembra as greves históricas que foram cruciais para algumas das conquistas mais importantes das trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública do estado de São Paulo. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

“Em 2004, fizemos uma greve longa, de 45 dias, pela qual conquistamos o aumento da GEA (Gratificação Especial de Atividade), que posteriormente foi incorporada aos salários”, disse.

O ano seguinte, segundo ele, também foi de efervescência nas mobilizações das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, com atos em frente à Secretaria de Estado da Saúde e na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

“Em 2005, algo muito ruim estava acontecendo, com um projeto de lei do governo do estado, encaminhado à Alesp, para a demissão das trabalhadoras e trabalhadores da Lei 500, de 1974”, contou.

Graças à mobilização organizada pelo Sindicato, o governo estadual retirou o projeto da Alesp, garantindo que as trabalhadoras e trabalhadores celetistas não fossem demitidos.

Homenagens

Ao final do vídeo, veja a homenagem feita ao Sindicato por Márcio Monzane, secretário regional da UNI Américas, braço latino-americano da UNI Global Union, sindicato internacional ao qual o SindSaúde-SP é filiado.

Nos links abaixo, veja os vídeos de Célia Regina Costa, secretária-Geral do Sindicato, e de Benedito Augusto, o Benão, secretário-Geral Adjunto.

Juntos somos mais fortes!