SindSaúde-SP 32 anos: ‘Diálogo com o governo sempre foi muito difícil’
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    17/06/2021

A gestão de Cleonice Ribeiro à frente do SindSaúde-SP pegou um dos momentos mais desafiadores da humanidade: a pandemia de Covid-19. No quarto vídeo em homenagem aos 32 anos do Sindicato, que serão completados nesta sexta-feira (18), a presidenta da entidade, que assumiu o posto em 2019, relembrou que foi preciso entrar com ações na Justiça para que os profissionais de saúde tivessem garantido o direito de terem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para lidarem com a doença, um desafio imenso e permeado por muitos medos. Para assistir ao vídeo, clique aqui.

“A pandemia é uma situação muito crítica e triste. Vimos vivenciando uma rotina de péssimas condições de trabalho e o diálogo com o governo (estadual) sempre foi muito difícil. Tivemos que recorrer à Justiça para iniciarmos um diálogo, que nem foi com o secretário (de Saúde), mas com o subsecretário”, disse.

A presidenta lembrou que, como a direção da entidade trabalha e é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), tem conhecimento das demandas das trabalhadoras e trabalhadores e de suas necessidades diárias, “para que tenham condições mínimas de trabalho para darem o amparo necessário à população”.

Como o governo estadual aproveitou a pandemia de Covid-19, ou seja, um momento de imensa fragilidade social para passar o trator sobre as trabalhadoras e trabalhadores públicos, ela recordou o desafio enfrentado para lutar, juntamente com os(as) professores(as) do estado de São Paulo, contra a reforma da previdência estadual.

“Fizemos várias negociações, vários atos, conversamos com vários deputados, mas, no final, a maioria foi a favor. A nossa luta chegou a ser cruel! Enfrentamos a tropa de choque na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), que nos recebeu com bala de borracha e gás lacrimogêneo”, lamentou.

Homenagem

Ao final do vídeo, acompanhe a homenagem do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, aos 32 anos do SindSaúde-SP.

Você também pode assistir aos demais vídeos, que contam a história do Sindicato a partir da memória de seus dirigentes, visitando nosso site e redes sociais.

Juntos somos mais fortes!