SindSaúde-SP 32 anos: enfim chegou o dia da celebração!
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    18/06/2021

Nesta sexta-feira, 18 de junho, o SindSaúde-SP, está completando 32 anos de uma trajetória marcada por muitas lutas e conquistas a favor dos profissionais da saúde estadual. Assista ao vídeo gravado por todas as nossas diretoras e diretores, em uma homenagem emocionante ao Sindicato, clicando aqui.

No vídeo, você vai poder conferir alguns dos principais momentos de nossa trajetória, que converge com uma época de efervescência nacional. A democracia era ainda incipiente (elegíamos o primeiro presidente em eleições diretas), a Constituição Federal havia acabado de ser publicada, em 1988, e, um ano após a fundação do Sindicato, era publicada a Lei 8.080/1990, que instituía o Sistema Único de Saúde (SUS), um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo.

Desde o início de nossa fundação, nossas bandeiras são a defesa do SUS e a luta pela valorização e direitos das trabalhadoras e trabalhadores da saúde pública do estado de São Paulo.

Durante a pandemia, um dos momentos mais difíceis pelo qual atravessa a humanidade, reafirmamos também o nosso compromisso em defesa da Ciência, da vacina e da vida.

Revezes e conquistas

Nessas mais de três décadas de história, no âmbito do estado de São Paulo, nossas lutas foram marcadas por vários revezes, mas, também, por muitas conquistas importantes.

Ao longo de nossa trajetória, tivemos (e ainda temos) que lidar com governantes que não se importam com as demandas dos(as) trabalhadores(as) por melhores condições de trabalho, preferindo privatizar em vez de preservar a saúde pública e valorizar o seu capital humano.

Ainda assim, com muito esforço, coragem e apoio de nossa base, obtivemos grandes conquistas. Entre elas estão a jornada de 30 horas para profissionais de enfermagem e da área administrativa direta e a incorporação da Gratificação Especial de Atividade (GEA) nos salários. Também conseguimos reverter demissões e, na pandemia, fomos obrigados a ingressar na Justiça para garantir o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos profissionais de saúde.

Nosso desafio é imenso! São milhares de trabalhadoras e trabalhadores das administrações públicas direta e indireta, além de aposentados e pensionistas, a quem devemos representar. Mas é a nossa base que nos dá força para continuar enfrentando tantos desafios diversos.

Essas três décadas foram muito significativas para que nos fortalecêssemos enquanto entidade sindical. Queremos seguir dessa forma, cada vez mais renovados em nossa força política e institucional, para que possamos defender os direitos dessas trabalhadoras e trabalhadores públicos da saúde do estado de São Paulo, que têm se demonstrado tão aguerridos em todos esses anos.

Que venham mais 30 anos!

Direção do SindSaúde-SP