Em CPI, Pedro Hallal diz que 400 mil mortes seriam evitadas com vacina e isolamento
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/06/2021

O epidemiologista e ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Hallal, disse, em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado, nesta quinta-feira (24), que o Brasil teria evitado 400 mil mortes, caso o governo federal tivesse aceitado as ofertas de vacinas e adotado outras políticas de controle da doença no país.

Os números apresentados por Hallal convergem com os que foram mostrados por Jurema Werneck, diretora-executiva da Anistia Internacional, que também prestou depoimento à CPI da Covid hoje.

O pesquisador pontuou ter faltado comunicação unificada e centralizada no governo federal. Por isso, o Brasil é responsável por uma em cada três mortes no mundo. “A condução da pandemia no Brasil é um fracasso”, disse ele, enfatizando que essa é a opinião geral da comunidade científica brasileira, incluindo alguns que “até podem ter votado nesse governo que está aí”.

Vacinação e lockdown

Hallal defendeu lockdown (isolamento físico total, com paralisação das atividades econômicas) nacional de três semanas e vacinação diária de 1,5 milhão de pessoas por dia. Assim, na visão dele, o Brasil conseguiria reduzir o número de casos e mortes pela doença.

Ainda sobre o lockdown, ele disse que “o Brasil precisa, urgentemente, parar integralmente por três semanas, para que a gente possa colocar os números lá no chão”, como aconteceu com a cidade de Araraquara, no interior do estado, em fevereiro.

Mais cedo, ele também disse que o responsável pelas mortes por Covid-19 no país é o presidente Jair Bolsonaro, que age com “negacionismo”.

Ele também avaliou que os ministros que geriram a Saúde do país cometeram erros e acertos, mas que nenhum deles foi diretamente responsável pelo avanço das mortes.

Com informações do UOL.