Brasil deve receber mais 1,5 milhão de doses da Janssen até o fim do mês
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    24/06/2021

O Brasil recebeu, na terça-feira (22), 1,5 milhão de doses da vacina Janssen, da fabricante Johnson & Johnson, imunizante que traz esperanças de que a vacinação no país possa ser, finalmente, acelerada. Até o fim deste mês, outro lote de 1,5 milhão deve chegar ao Brasil. O emergencial foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em 31 de março de 2021.

Diferentemente dos demais imunizantes disponíveis, a vacina Janssen requer apenas uma dose para que a pessoa seja imunizada. Por isso, os dois lotes serão capazes de imunizar 3 milhões de pessoas até 8 de agosto.

No entanto, as condições logísticas, que prevê a refrigeração do medicamento entre 2 e 8 graus Celsius, exigem que o imunizante seja apenas indicado a capitais, que possuem tais condições de armazenamento.

Cada ampola do imunizante deve ser suficiente para aplicação de 10 doses. Segundo dados da farmacêutica, a eficácia da vacina é de 66% contra casos moderados, 85,4% contra casos graves e de 100% contra hospitalização e morte por Covid-19, após 28 dias da aplicação da dose.

A respeito das variantes do coronavírus, a Janssen apresentou proteção de 64% contra casos moderados e de 82% contra casos graves da variante Beta, identificada primeiramente na África do Sul.

A pesquisa que chegou a esses números incluiu ao menos 44 mil voluntários de oito países, como Estados Unidos, Brasil e África do Sul. Desse total, 34% tinham mais de 60 anos.

Conforme a bula do medicamento, o imunizante pode ser aplicado em pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. Já as gestantes e mulheres que estejam amamentando, é indicado que procurem orientação médica.

Com informações do Brasil de Fato.