Brasil tem segunda morte confirmada pela variante Delta do coronavírus
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    28/06/2021

No último sábado (26), um tripulante indiano de um navio chinês que está atracado na costa do Maranhão, desde o início de maio, não resistiu e faleceu devido à Covid-19. Ele estava internado há 43 dias em um hospital privado em São Luís e testou positivo para a variante Delta, cepa que foi identificada pela primeira vez na Índia.

Essa é a segunda morte pela variante no Brasil, a primeira foi de uma gestante, de 42 anos, do Paraná, que faleceu em abril, mas a cepa que a infectou foi divulgada apenas na última sexta-feira (25), pelo Ministério da Saúde. A mulher havia viajado do Japão para o norte do Paraná.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que a variante é a “mais transmissível” registrada até agora. Segundo ele, a cepa tem se espalhado inclusive em populações majoritariamente vacinadas contra a covid-19, alcançando 92 países.

Só no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já são 11 casos de pessoas infectadas com Delta. Sendo na cidade de Goiânia, já foi identificada a transmissão comunitária, quando há testes positivos, mesmo sem que haja vínculo com casos anteriormente confirmados e/ou que não teve contato próximo com pessoas que viajaram para lugares onde houve casos da doença.

A confirmação foi divulgada pelo Secretário Municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, em 18 de junho, que contou que houve a contaminação de uma jovem de 18 anos pela variante. Ela teve apenas sintomas leves e não precisou de hospitalização. O resultado se deu após estudo realizado em parceira com a Universidade Federal de Goiás, que testou 62 pessoas na cidade.

Com informações da Rede Brasil Atual e do G1