Comissão entrega carta em apoio ao piso nacional da enfermagem para relator
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    28/06/2021

Uma comissão de auxiliares e técnicos em enfermagem foi recebida, nesta segunda-feira (28), pelo senador Fabiano Comparato (Rede-ES), também relator do Projeto de Lei 2.564/2020, que institui o piso nacional e a jornada de 30 horas semanais para o pessoal da enfermagem. Eles foram ao Senado para entregar uma carta aos senadores pedindo celeridade na aprovação do projeto.

No encontro, Comparato lhes pediu para que “não parem de se mobilizar”, uma vez que o projeto sofre ameaças de ter retiradas as duas principais reivindicações de mais de 2,4 milhões de trabalhadores(as), que lutam há anos por um piso nacional e pela jornada de 30 horas semanais.

O PL 2.564 enfrenta forte lobby do empresariado da saúde, que quer que aquelas duas reivindicações sejam retiradas do texto. Parte da bancada governista do Senado já sinalizou que a demanda dos empresários pode ser atendida.

Projeto de lei

O PL 2.564 estabelece piso salarial de R$ 7.315 para enfermeiros e, respectivamente, 70% desse valor para técnicos (R$ 5.120,50) e 30% para auxiliares (R$ 3.657,50).

O projeto também inclui, para as parteiras, o mesmo valor do piso proposto para auxiliares de enfermagem.

O texto já recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), e já obteve assinaturas necessárias para que entre na pauta do Senado. O PL já recebeu 77 pedidos de urgência dos senadores, mas, apesar disso, não há data de votação definida.

Com informações do Cofen.