Estudo internacional comprova eficácia da máscara na redução de contágio
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    30/06/2021

Crédito Imagem: Bryan R. Smith Getty Images

Uma pesquisa internacional, publicada na revista “Science”, uma das mais prestigiosas publicações científicas do mundo, comprova que o uso de máscara diminui muito a possibilidade de transmissão do coronavírus. Os cientistas concluíram que ambos os tipos de máscaras (cirúrgica ou de alta filtragem como N95 e PFF2) são eficientes, a depender do ambiente em que o usuário esteja.

Segundo o estudo, a maioria dos ambientes tem baixa concentração do vírus e que, neste caso, a máscara cirúrgica é suficiente para proteger uma pessoa. Para isso, é necessário levar em consideração, além do uso de máscara, o distanciamento físico e a ventilação do local.

Já em ambientes fechados, que podem ter alta concentração de vírus, como centros médicos e hospitais, é necessário uso de máscaras com alta capacidade de filtrar, como a N95 e a PFF2.

Outra confirmação da pesquisa é que o risco de contaminação é menor quando todos que estão no ambiente usam máscara. Para chegar a essa conclusão, foram considerados três cenários diferentes: 1) quando todos usam máscaras; 2) quando só infectados usam; e 3) quando apenas não infectados estão protegidos.

Um dos dados que esse estudo também destaca é que uma pessoa infectada expele quase 100 mil partículas de vírus por minuto só por falar ou tossir, ou conversar em um ritmo normal. Por isso, é importante que, mesmo por curto espaço tempo, não se deve deixar de usar a máscara.

Brasil

No Brasil, o uso de máscara de pano é mais comum. Uma pesquisa do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) concluiu que o uso de qualquer tipo de máscara faz diferença na prevenção e controle da pandemia se aliadas a outras medidas que reduzem a concentração de vírus nos ambientes, como boa ventilação natural.

“As conclusões da Ciência na questão de máscaras e na questão da Covid-19 são muito claras e muito simples. Primeiro: use máscaras sempre. Segundo: mantenha o distanciamento social o máximo possível. Terceiro: ventile os ambientes ao máximo que conseguir, não ficando em ambientes fechados com janelas fechadas. E quarto: tome a vacina o mais cedo que você puder. Com essas quatro medidas, o Brasil vai conseguir vencer a pandemia do Covid-19”, afirmou Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da USP, em reportagem do “Jornal Nacional”.

Com informações do G1