Internações por Covid-19 caem com vacinação; Fiocruz pede manutenção de cuidados
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    05/07/2021

Crédito Imagem: Agência Brasil

O número de internações de pacientes com Covid-19 segue em queda conforme avança a vacinação no Brasil. No entanto, ainda é baixo o porcentual de pessoas imunizadas com as duas doses das vacinas disponíveis e, por essa razão, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que não se deve baixar a guarda nos protocolos sanitários necessários para conter o avanço da doença.

No município de São Paulo, o total de pacientes internados caiu para abaixo de 20 mil pela primeira vez em cerca de quatro meses. Nos últimos 21 dias, a média diária de internações segue em ritmo de queda.

Até o início da tarde de ontem, o estado todo contabilizava 3.785.859 casos e 129.609 óbitos, com variação diária de 0% nos dois indicadores, segundo a Fundação Seade. No entanto, o índice de letalidade estadual da doença é de 3,4% (3,4 mil mortes para cada 100 mil habitantes), mais alto que a média brasileira, que é de 2,8%. Cerca de 25% do total de mortes pela doença no Brasil ocorreu no estado de São Paulo.

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), segundo dados da Fundação Seade, era de 72,2% até a tarde de ontem, e nas enfermarias, 52,9%. Na região metropolitana do estado, os indicadores eram de, respectivamente, 66,4% e 49,3%.

Para o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, Paulo Menezes, a queda nas internações é reflexo direto da vacinação da população a partir de 60 anos, que está quase completa. Porém, isso não se reflete no número de casos porque esse grupo tem participação menor na transmissão da doença: 15%. Já os grupos etários mais expostos – 30, 40 e 50 anos – ainda não receberam a vacina ou não foram totalmente imunizados. Esses respondem por mais da metade dos casos.

Vacinação

Até a noite de ontem, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil alcançou 27.641.395 pessoas vacinadas com as duas doses de vacinas que exigem duas doses, número que representa aproximadamente 17% da população com mais de 18 anos. Ao menos 77.631.596 receberam ao menos uma dose, ou cerca de 46% da população a partir dos 18 anos.

No estado de São Paulo, dados do site Vacina Já informavam, na tarde desta segunda-feira (5), que foram aplicadas 26.529.571 doses dos imunizantes disponíveis no estado, o que corresponde a 14,13% da população adulta que deve ser imunizada contra a Covid. Desse total, 6.284.698 receberam as duas doses do imunizante e 6.284.046, a dose única da Janssen, vacina da Johnson & Johnson que necessita de apenas uma dose para completar o ciclo de imunização.

A explicação para que o índice de vacinados se mantenha estabilizado há várias semanas no país é que, como o imunizante mais utilizado no Brasil é a vacina da AstraZeneca, a segunda dose é aplicada somente 12 semanas após a primeira.

Não baixar a guarda

No boletim InfoGripe, publicado na última sexta-feira (2), a Fiocruz reafirmou tendência de queda ou estabilidade da doença no país. Conforme a publicação, nenhuma das 27 capitais apresentou crescimento na última semana, sendo que em 13 delas (Aracaju, Belém, Plano Piloto de Brasília e arredores, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Macapá, Manaus, Porto Velho, Rio Branco, São Luís, Teresina e Vitória) observou-se até mesmo queda.

Mas os dados positivos não devem ser motivo, segundo a Fiocruz, para a população baixar a guarda nos cuidados sanitários. “O número de novos casos semanais continua sendo motivo de grande preocupação. Todos os estados têm ao menos parte do seu território em nível alto ou superior, sendo que 22 deles e o Distrito Federal apresentam macrorregiões de saúde em nível extremamente elevado”, destaca a Fiocruz.

Com informações da Rede Brasil Atual.

Imagem: Agência Brasil