Notícia
O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, afirmou nesta quarta-feira (14), durante entrega de 800 mil doses da vacina Coronavac ao Ministério da Saúde, que a vacinação contra a Covid-19, a exemplo do que já acontece com a da gripe, deverá ser anual.
De acordo com o secretário, “o coronavírus veio para ficar assim como em 2009 o H1N1, vírus da gripe, veio e ficou”.
“Anualmente, precisamos fazer dose adicional. Normalmente assim é feito por se tratar de um vírus respiratório, que ser mantido endêmico na nossa sociedade”, disse.
Gorinchteyn salientou que a vacinação anual contra a Covid-19 é a única forma de manter a população protegida e evitar novas epidemias.
Calendário
O governo do estado de São Paulo prometeu vacinar com a primeira dose toda a população adulta contra a doença até 20 de agosto
Abaixo, confira como ficou o calendário de vacinação:
- 37 a 39 anos: de 8 a 14 de julho;
- 35 a 36 anos: de 15 a 18 de julho;
- 30 a 34 anos: de 19 de julho a 4 de agosto;
- 25 a 29 anos: de 5 a 12 de agosto;
- 18 a 24 anos: de 13 a 20 de agosto.
Adolescentes
No domingo passado, o governo do estado também anunciou o início da vacinação para jovens de 12 a 17 anos a partir de 23 de agosto.
Mas, em entrevista nesta manhã ao “Jornal da CBN”, da “Rádio CBN”, o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gustavo Mendes, disse que apenas o imunizante da Pfizer tem autorização no Brasil para ser aplicado em crianças e adolescentes.
Ele comentou que esse grupo tem particularidades e, por isso, é preciso que sejam apresentados estudos específicos com os outros imunizantes para essa faixa etária.
Com informações do UOL e Rádio CBN.