Antes de consenso com MS, estado de SP anuncia reforço de vacina em janeiro de 2022
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    19/07/2021

Crédito Imagem: Agência Brasil

Ainda sem ter um consenso com o Ministério da Saúde sobre a necessidade de uma dose reforço da vacina contra a Covid-19, o governo de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (19), que vai iniciar um novo ciclo de vacinação contra a doença em janeiro de 2022 em todo o estado. O anúncio foi feito durante a entrega de 1 milhão de doses da CoronaVac, imunizante do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, ao MS.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, a expectativa é de que o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) tenham opinião consensual a respeito da necessidade de um novo ciclo de vacinação contra a Covid-19, mas, ainda que não haja, São Paulo sairá na frente.

“Não se trata de dose de reforço, mas da necessidade que nós temos de estar sempre, anualmente, fazendo proteção. Estamos seguindo as prerrogativas das vacinas para vírus respiratórios como da gripe, que anualmente recebe uma imunização”, disse.

A data escolhida para começar a nova etapa foi 17 de janeiro de 2022, o dia em que a primeira pessoa – a enfermeira Mônica Calazans – foi vacinada contra a Covid-19 no Brasil.

Queda nas internações

O estado de São Paulo baixou a marca dos 15 mil internados por Covid-19 em todo o estado, após 137 dias acima desse índice. Ontem (18), São Paulo tinha registradas 14.364 internações, com 7.062 pessoas em leitos de enfermarias e 7.302 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s).

Para efeito de comparação, em março o estado tinha pouco mais que o dobro desse número (31 mil) de internados com Covid.

Apesar de ainda estar lento o ritmo de vacinação no país, o índice de ocupação de UTI’s em São Paulo está em 62,5% e 58,7% na Região Metropolitana.

Casos, óbitos e vacinados

O estado soma 3.939.632 casos da doença e 134.803 óbitos. O número de doses de vacinas aplicadas somava 31.587.224 até o início desta tarde, sendo 23.268.394 referentes à primeira dose e 7.307.993 correspondentes às duas. Além disso, 1.010.937 receberam a vacina de dose única (Janssen).

Cerca de 17,97% da população paulista estão com o esquema vacinal completo.

Com informações do UOL e do governo do estado de São Paulo.