Notícia
Começou na manhã desta segunda-feira (19) as aulas da segunda turma do curso de Negociação Coletiva do SindSaúde-SP, voltado para delegados e delegadas sindicais de base (DSB’s) das mais diversas regiões do estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Formação Sindical do Sindicato, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A segunda turma já está completa, mas novas turmas, vagas e temas estão previstos para o futuro, seja na parceria com o Dieese, seja com a Rede de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), por meio da Escola Sindical São Paulo, ou na formação própria elaborada e executada pelo Sindicato.
Formação contínua
Durante o mês de julho, o SindSaúde-SP, por meio da Secretaria de Formação Sindical, implementou a realização de duas turmas no curso de Negociação Coletiva voltado para DSB’s, que fazem um trabalho muito importante de estar próximo da base do Sindicato, ouvindo e trazendo as demandas do dia a dia das trabalhadoras e trabalhadores.
O curso aborda o conceito de negociação coletiva, em especial no setor público. Elementos como análise da conjuntura e do orçamento público são pilares para os temas seguintes, que vão desde o momento da campanha salarial, abordando a relação com as organizações sociais, passando por estratégias e táticas no exercício da argumentação, papéis, comportamentos e estrutura das mesas de negociação, finalizando no espaço do acordo com a realização de simulações de negociações.
Para Antonio José Dechechi (Toninho), secretário de Formação do SindSaúde-SP, os delegados sindicais de base são o coração pulsante do Sindicato, cuja capacitação aprimora a atuação na base e fortalece a categoria como um todo.
Curso on-line
Devido à pandemia, o curso tem sido cem por cento on-line, por meio de parceria entre o Sindicato e a Escola Dieese de Ciências do Trabalho. A condução foi de Reginaldo Barreto e pela técnica responsável pela subseção do Dieese no Sindicato, Joana Biava.
Pérsio Plensack, assessor de formação do SindSaúde-SP, fez o acompanhamento pedagógico e enalteceu o esforço dos participantes que superaram as dificuldades de conexão à internet, ambiente e tempo de trabalho para se dedicarem ao curso.
Serviço
Pelo e-mail [email protected], é possível obter mais informações sobre a formação, fazer sugestões e contatar a Secretaria de Formação do Sindicato.
Juntos somos mais fortes!